A Cia Ayuni de Dança é o principal grupo de apresentação do Studio, e aquele que participa da maioria dos Festivais e Concursos de dança do Estado, bem como de Eventos de outras Escolas e bailarinas dedicados a Dança do Ventre. Pode-se considerar historicamente o surgimento da Cia no 7º Dança Bagé no ano de 2009 tendo como formação inicial a Professora e Coreografa Luiza Araujo e as Alunas Ana Paula Machado e Mylena Torman, que conquistaram o 2º lugar na categoria Dança do Ventre Juvenil com a coreografia “Serpentes do Nilo” (Luiza Araujo), sendo muito destacada pelos jurados durante o fórum.
Em 2010 Agatha Cristie passou a integrar o grupo no 8º Dança Bagé (embora presente desde o festival do ano anterior, mas como integrante do grupo infantil) que levou a coreografia “Urban Tribal” (Luiza Araujo) ao 1º lugar na Categoria Tribal, além de receber o Prêmio Especial de Destaque do Festival entre todos os Conjuntos participantes de diversas modalidades de dança.
Em 2011 Nataly Mayorca, também presente desde 2009 no grupo infantil, e Bianca Mattos completaram a 1ª geração, coroada com chave de ouro: No 9º Dança Bagé conquistaram os 10 prêmios com destaque para o 1º Lugar Tribal das coreografias “Hipnotic Tribal” (adaptação Luiza Araujo) e “Saplak” (Luiza Araujo). Consequência desse trabalho o Ayuni Studio de Dança foi convidado pela comissão de organização do Festival Santa Maria em Dança a participar do evento, no qual foi a única escola com 3 coreografias entre as 15 finalistas do evento com Layali al Shark, um Duo e um Solo que rendeu a Luiza Araujo o Prêmio de Melhor Bailarina do Festival entre todas modalidades de dança, além de outras premiações individuais totalizando 9 prêmios. Neste ano participou também do renomado Festival de Bento Gonçalves-RS, obtendo 8 premiações e levando uma indicação para melhor coreografia de folclore e uma coreografia para a Noite de Gala do evento. Ainda participou do Festival Nacional Shimmie de Dança do Ventre (SP) onde alcançou o vice-campeonato nas duas modalidades de Grupo que participava: Dança do Ventre Grupo Moderno e Grupo Tribal.
Após uma pausa a Cia retorna no final de 2012 com novos integrantes: Marina Rodriguez, Emanoelly Moreno, Clóvis Martins, Andressa Martins, Lara Martins, Milena Nunes, Maria Eduarda Guimarães. Além das bailarinas, Agatha Cristie, Ana Paula Machado que continuam e da Professora e Coreografa Luiza Araujo. O grupo tem muito talento em potencial, aliando a juventude dos novos componentes a experiência das bailarinas da geração anterior, tendo tudo para quebrar os recordes conquistados pela 1ª Geração!!!
Em fevereiro de 2013 a Cia participou do 2º International Arabian Festival realizado no hotel Conrad em Punta Del Este no Uruguai onde todos os bailarinos aperfeiçoaram suas técnicas em dança Tribal com o Mestre e bailarino argentino Oscar Flores e a noite apresentaram-se no Show de Gala do evento, sendo alvo de rasgados elogios da organização.
Em abril participaram do World BellyDance Day em Pelotas.
Em junho alguns integrantes representaram a Cia e conquistaram importantes premiações no Festival Dança Bagé 2013: Ana Paula Machado conquistou o 1º Lugar na Categoria Folclore Imigração Adulto; o Duo Ana Paula e Clovis Martins conquistou a 3ª colocação na categoria Folclore de Projeção Adulto; o trio de Ana Paula, Clovis e Agatha Christie conquistou o 3º lugar na categoria Folclore de Projeção Adulto; Agatha conquistou o 2º lugar na categoria Folclore de Imigração Juvenil. Todas coreografias foram premiadas!
Em Setembro algumas integrantes representaram a Cia e conquistaram importantes premiações no Festival Internacional Belly Tchê 2013 em Canoas-RS: Ana Paula Machado conquistou o 1º Lugar na Categoria Dança do Ventre Amador Adulto; o Grupo com as bailarinas Luiza Araujo, Ana Paula, Maria Eduarda Silveira e Marina Rodrigues conquistaram a 1ª colocação na categoria Dança do Ventre Moderno Adulto e 2º lugar na Categoria Tribal Adulto, tendo todas coreografias apresentadas premiadas.
Em Novembro de 2013 entrou para a história da Dança do Ventre no Brasil, sendo a 1ª Cia do país a dançar com a Orquestra Horus Arab Music da Argentina.
Em 2014 no mês de agosto conquistou o Prêmio Especial como Melhor Coreografia do Festival 1º Dança Arroio Grande, com melhor nota e média do júri com o quarteto: Luiza Araujo, Clovis Martins, Ana Paula Machado e Maria Eduarda. No mês de Setembro conquistou o 2º Lugar com Solo de Tribal de Luiza Araujo e com o conjunto: Luiza Araujo, Clovis Martins, Ana Paula Machado e Maria Eduarda no 20º Santa Maria em Dança. em novembro dançou com a Orquestra Mario Kirlis e mais uma vez fez história.
Em 2015 estiveram presentes nos Festivais de Pelotas, Hayet de Caxias do Sul, Arroio Grande e Belly Tchê de Canoas, conquistando diversos premiações e destaques. Podemos considerar o início da 3ª Geração da Cia, com o retorno de diversos componentes e a chegada de novos integrantes: Luiza Araujo, Ana Paula Machado, Mª Eduarda, Catharina Senna, Amanda Savedra, Victoria Diaz, Regina Chagas, Cintia Gomez, Mariana Gonella, Denise Nunes, Denise Faria, Simone Rockett, Marina Rodriguez.
Em 2016 a Cia foi formada pelos integrantes: Luiza Araujo, Ana Paula Machado, Mª Eduarda, Catharina Senna, Amanda Savedra, Victoria Diaz, Regina Chagas, Cintia Gomez, Mariana Gonella, Denise Nunes, Simone Rockett e Manuela Vencato. Participou de eventos em Rio Grande, Arroio Grande e Jaguarão.
Em 2017 a 3ª Geração da Cia, tem a saída de algumas integrantes e a chegada de outros ficando com a seguinte formação: Luiza Araujo, Ana Paula Machado, Mª Eduarda, Catharina Senna, Amanda Savedra, Victoria Diaz, Regina Chagas, Cintia Gomez, Mariana Gonella, Denise Nunes, Simone Rockett, Sofia Baute e Lucas Gonzalez. Participando de Shows em Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Nos anos seguintes passaram a integrar o grupo irmãs Naiana e Nadine Devicari e posteriormente Anna Luiza Cardoso.
Após o período de 2020 sem atividades por conta da Pandemia da COVID-19, em 2021 a Cia é reformulada e praticamente pode ser considerado o início de uma 4ª geração. Com parte das integrantes remanescentes e o acréscimo de novas bailarinas que foram praticamente todas formadas da infância no Ayuni Studio de Dança. Assim a nova formação é composta por: Luiza Araujo, Mª Eduarda, Catharina Senna, Amanda Savedra, Victoria Diaz e Maria Luiza Botelho, Maria Luisa Vieira, Isabel Pellejero, Juliana Rodrigues.
Em 2023 a Cia é reformulada e passa a ser subdividida em Sênior e Júnior, dando início a um novo projeto para participação em eventos. São integrantes da Cia Ayuni Sênior: Luiza Araujo, Denise Souza, Bianca Mattos, Maria Luisa Vieira, Simone Nobre, Mariana Gonella, Lady Coelho, Lucas Crizel, Regina Chagas, Fhillipe Coelho, Sarah Lima, Agatha Cristie, Mª Antonia Queijo, Isabel Urtassum, Chaiane De Armas, Mariana Benitez. São Integrantes da Cia Ayuni Júnior: Sofia Teixeira, Maria Helena, Alice Farias, Milena, Angelina Pereira, Isabella Coelho, Mariana Nobre, Samuel Silva, Valentina Croucillo, Suelen Calcagno, Candelária Antunez, Eduarda Strasser, Elinn Diaz, Ana Luiza Hernandes, Júlia Demarco, Lívia Ramires, Anna Luiza Stalecker, Larissa Zart, Alice Almeida.
Em 2024 a Cia participou com mais de 30 integrantes do 41º Festival de Joinville, se apresentando nos palcos abertos do evento. Em agosto participaram do Maktub FestShow em Jaguarão dançando com a Nicolas Kirlis Orquesta.