1. ESTATUTO
O INSTITUTO CULTURAL E ESPORTIVO MAKTUB (ICEM) é uma associação civil, com personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, com caráter de entidade cultural e esportiva, de assistência social e beneficente, que se rege por este Estatuto e pelas disposições legais que lhe sejam aplicadas. É finalidade do “ICEM” o desenvolvimento da cultura, principalmente as artes cênicas, as artes plásticas, a dança e esporte, especialmente pela realização anual do Festival de Dança e de Cursos regulares na sua sede.
Constituem objetivos do “ICEM”:
I – realizar anualmente o Festival de Dança em Jaguarão, em data a ser definida em Assembléia, de acordo com as possibilidades do ICEM;
II – promover o resgate e desenvolvimento da cultura, através da promoção de eventos e projetos sociais e educacionais, abrangendo o ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual;
III – realizar eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, nos vários campos abrangidos pela cultura e esporte;
IV – colaborar, técnica e financeiramente, com entidades assistenciais, culturais ou empresas privadas, através de acordos, convênios, contratos ou parcerias;
V – promover a integração de seus programas com órgãos oficiais que atuam no campo da cultura ou congêneres, para melhor desempenho de suas atividades, através de convênios, acordos, contratos ou parcerias;
VI – intermediar a padronização, da produção e comercialização, de produtos relacionados aos eventos promovidos ou apoiados pelo “ICEM”.
” O “ICEM” aplica integralmente suas rendas, recursos e eventual resultado operacional na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais”
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Em parceria com o ICEM, o Ayuni Studio de Dança oferece bolsas de estudos a crianças, jovens e adultos de 6 a 50 anos nas modalidades de Danças regulares do curso básico através do PROJETO NOVOS HORIZONTES. Informe-se na Secretaria do Studio
_______________________________________________________________
2. HISTÓRICO
Oficializado em 2012, a associação já trabalhava informalmente, por meio de seus principais fundadores, concedendo algumas bolsas de estudo para dança e arte marcial. Com a organização do evento de dança Ayuni Belly Dream em 2011, sentiu-se a necessidade de legalizar todas essas atividades afim de ampliar suas possibilidades e alcance.
O ICEM nasceu com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento do Esporte e, principalmente, da Arte, através de convênios com empresas, instituições de ensino e o poder público, no intuito de torná-la mais acessível a toda sociedade, como meio de educação e lazer, oferecendo cursos e promovendo eventos.
A história do Instituto Cultural e Esportivo Maktub, portanto, se inicia quando um grupo se reúne com a finalidade de organizar um Festival de Dança em Jaguarão para todas modalidades, a partir de diversas experiências em eventos de outros municípios e com a experiência adquirida no evento de danças árabes que realizaram. Haja vista a dificuldade do repasse de recursos públicos através de convênios com empresas privadas e pessoas físicas, por aconselhamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi proposto a criação de uma associação cultural para que fosse possível a realização de convênios e aporte aos projetos que seriam realizados, especialmente o Festival Internacional de Dança.
Em parceria com o Ayuni Studio de Dança, de propriedade da associada fundadora Luiza Araujo e demais professores parceiros, ficou estabelecido como sede do ICEM. Em contrapartida o Instituto absorveu a realização do Festival Internacional Ayuni Belly Dream e as ações visando a inclusão social que sempre fizeram parte dos valores e princípios desta entidade, concedendo bolsas integrais e parciais a pessoas que não teriam condições de cumprir com os valores de uma mensalidade. Posteriormente por solicitação da mãe de uma menina com síndrome de down passou-se a realizar o trabalho de inclusão de PcD’s com a prática da dança.
Em 2012 firmou parceria com a Secult para um projeto de dança, organizando uma turma de 15 alunas de 10 a 14 anos de um bairro periférico da cidade (Pindorama) no Centro Público de Economia Solidária, que puderam realizar um curso gratuito de 6 meses de dança do ventre, sendo os últimos 3 meses bancado Instituto Maktub, que ainda contemplou entradas e inscrições gratuitas para os shows e workshops do Festival Ayuni Belly Dream II e a participação na Mostra de Dança e confraternização do Ayuni Studio de Dança.
Neste mesmo ano iniciou o Projeto Novos Horizontes oferecendo 35 bolsas integrais de estudos em Dança e Artes Marciais para crianças de 8 a 13 anos, com baixa renda familiar, matriculados e frequentando o ensino formal, com bom desempenho escolar. Desde então já foram mais de 130 bolsas concedidas para Balé, Jazz, Dança do Ventre, Dança Indiana, Dança Cigana e Kildo Self Defense. Atualmente são ofertadas até 25 bolsas integrais ou parciais.
Em 2023 teve seu projeto Ampliando Horizontes selecionado em edital do Ministério da Cultura, passando a integrar a Rede Nacional de Escolas de Formação Livre em Arte e Cultura, bem como foi certificado como Ponto de Cultura da Rede Nacional de Cultura Viva.
Em 2024 teve o projeto Novos Horizontes selecionado no edital de Cultura e Educação da Secretaria Estadual da Cultura através da Lei Paulo Gustavo.
3. ATIVIDADES
– Realização de Festivais, Espetáculos, Shows e apresentações culturais e esportivas;
– Auxilio para alunos participarem em Festivais e Shows Nacionais e Internacionais de dança;
– Realização de Exames e Cursos de aperfeiçoamento de danças de nível Nacional e Internacional;
– Distribuição de bolsas de estudos em dança para alunos estejam inseridos nos programas sociais do governo federal;
– Distribuição de bolsas de estudos em dança para alunos PNE;
– Intercâmbios e aperfeiçoamento de professores de dança;
– Ações Socioculturais;
– Organização de competições e apresentações esportivas.
4. MASCOTES e LOGOMARCA
Pessoal conheçam a Makarin e o Tub, os mascotes do Instituto Cultural e Esportivo Maktub, a partir de agora eles farão parte das atividades desenvolvidas pelo ICEM, além de contarem algumas historinhas de vez em quando, eles ajudarão nos eventos e darão dicas importantes para todos! Esperamos que curtam!
- MAKARIN: é uma lince do deserto vinda diretamente das areias do Egito. Foi capturada ilegalmente em seu habitat natural e após ser salva pelo Policiamento Ambiental encontrou um novo lar no Instituto Maktub. Seu nome vem do árabe e significa de bom caráter e honrosa. É apaixonada pela dança, especialmente a árabe, é claro! Usando de toda sua graciosidade felina para encantar o público. Embora de temperamento dócil e calmo, possui uma personalidade muito forte.
- TUB: é um jaguar (onça-pintada) que foi encontrado nas margens do rio Jaguarão pelo Policiamento Ambiental, abandonado e debilitado. Depois de receber os cuidados no Instituto Maktub, cresceu forte e saudável. Canaliza toda sua energia na pratica de esportes e está sempre inventando algo diferente para fazer (de preferência com bastante adrenalina!). Seu nome deveria ser Toby, mas a pequena Luiza pronunciava Tub e assim permaneceu, até porque ele considera Toby nome de cachorro!!!
A logomarca do ICEM contém elementos que demonstram a força e os movimentos dos esportes, as cores e belezas das artes e o nome em letras com fontes que remetem as origens e escritas árabes (modalidade de dança principal de sua fundadora).