Acessibilidade

O Instituto Maktub tem trabalhado há muitos anos no processo de inclusão de Pessoas com Deficiência.

A primeira aluna com síndrome de down iniciou na prática do Balé Infantil. Depois outra aluna com síndrome de down recém chegada na cidade por conta do serviço militar do pai, iniciou na dança do ventre até que sua família se mudou de Jaguarão e até hoje ela pratica dança, além de ter se tornado modelo e influenciadora digital. Logo em seguida a filha com sindrome da down de uma praticante de dança do ventre iniciou na mesma modalidade na turma infantil e posteriormente na dança cigana.

No jazz infanto-juvenil uma praticante com deficiência física no membro superior esteve matriculada por 3 anos nas aulas regulares até mudar de cidade.

Nos dias atuais temos uma aluna com deficiência auditiva matriculada há mais de 5 anos na turma de Dança do Ventre. E agora em 2024 uma aluna com síndrome de down se matriculou no projeto Novos Horizontes para aulas de jazz infanto-juvenil.

Em 2014 em comemoração ao Dia Municipal do Autismo foram disponibilizadas 2 bolsas pelo Instituto Maktub em parceria com o Ayuni Studio de Dança.

Em 2018 a Professora e Associada Fundadora do ICEM Luiza Araujo foi Avaliadora do VII Festival Nossa Arte, organizado pela APAE de Jaguarão, que sediava a edição anual, justamente pelo reconhecimento de sua atuação com este público. O festival aconteceu entre APAE’s pertencentes a 14° Região (São Lourenço do Sul, Pelotas, Jaguarão, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte, Canguçu e Cerenepe).

Em 2024 alguns projetos contemplados nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no âmbito municipal, foram coordenados pelo Instituto Maktub que realizou uma Mostra Cultural com atividades que contaram com intérprete de LIBRAS, dessa forma um grupo de pessoas com deficiência auditiva da comunidade de Jaguarão pode ter essa experiência diferenciada.

Ainda em 2024 o Instituto foi selecionado no âmbito estadual da LPG, no edital de Educação e Cultura da SEDAC, com a ampliação das bolsas de estudos em dança do projeto NOVOS HORIZONTES. Com estes recursos foram adquiridos: um sistema para audiodescrição e visitas guiadas, uma cadeira escaladora para uso em escadas, um óculos para fotofobia e fotossensibilidade, um abafador de ruídos eletrônico e um projetor que poderá ser utilizado para legendas, transcrição simultânea e LIBRAS. Dessa forma o ICEM poderá ofertar maior acessibilidade em seus eventos e atividades culturais e esportivas.